Hospital do Sono - Diagnóstico e Exame de Polissonografia Completa e Domiciliar

Blog

A importância da Polissonografia

Hospital do Sono Imagem sobre A importância da Polissonografia

Você sofre de problemas de sono?

Os transtornos de sono normalmente são negligenciados pela população geral. Muitos atribuem o sono de má qualidade a problemas familiares, no trabalho, excesso de compromissos, estresse e preocupações. Outros nem mesmo sabem que dormem mal. Há situações em que é o(a) companheiro(a) de quarto ou familiar que alertam para o problema. Atualmente existem mais de 100 distúrbios de sono já reconhecidos.

Um sono de má qualidade faz mal?

Você sabia que dormir mal traz uma série de prejuízos ao organismo? Quanto mais sintomas esse distúrbio provocar, maior será o impacto na qualidade de vida. Pode haver queda na produtividade, alterações no humor, na disposição, na memória, concentração, etc. Além disso, vários desses distúrbios estão associados ao aparecimento de doenças cardiovasculares (pressão alta, arritmias, infarto), metabólicas (diabetes, colesterol alto), neurológicas (demência, Alzheimer, depressão), dentre outras.

Procure um especialista para diagnóstico

Para saber se você sofre de algum distúrbio do sono, o primeiro passo é procurar um especialista, que fará uma avaliação minuciosa das suas queixas e dos seus hábitos de sono. Caso a suspeita clínica seja positiva, o segundo passo é fazer um exame chamado polissonografia.

O que é o exame de polissonografia?

Como o próprio nome já diz, POLISSONOGRAFIA significa múltiplos (POLI) registros (GRAFIA) de sono (SONO) e é realizada para detectar a presença, a origem (respiratória, comportamental, neurológica) e a gravidade desses distúrbios. O indivíduo é monitorizado por meio de eletrodos e o exame transcorre, habitualmente, no período da noite. O padrão-ouro recomendado pela Academia Americana de Sono (AASM), é que seja realizado em laboratório especialmente montado para essa finalidade (contendo quarto, cama e banheiro individuais), um técnico presente em tempo integral, que avaliará, em sala separada, a qualidade do exame e intervirá sempre que necessário ou quando solicitado pelo paciente. É muito importante que o laboratório siga as normas preconizadas pela AASM, para garantir que o exame seja bem feito, já que o diagnóstico correto influenciará diretamente no tratamento proposto.

Da para fazer o exame de polissonografia em casa?

Sim, atualmente existem aparelhos portáteis que permitem que esse exame também seja realizado fora do ambiente controlado, como em residências, hotéis, leitos de hospital etc. No entanto, a indicação para eles deve ser feita e/ou conhecida pelo médico solicitante, já que não possuem as mesmas especificações do exame em laboratório.

Fique atento:

Se você ou algum familiar seu sofrem de transtornos de sono, procure ajuda! Dormir bem definitivamente não tem preço.