O que é apneia do sono
Blog do Hospital do Sono Hospital do Sono 18/07/2016 18/07/2016Descubra o que é apneia do sono, como é feito o exame de polissonografia e quais tratamentos trazem resultados, a seguir:
A apneia do sono é também conhecida por SAHOS (Síndrome da Apneia do Sono) ou ainda distúrbio respiratório do sono. Trata-se da obstrução parcial ou total das vias aéreas enquanto dormimos. O resultado é a interrupção da respiração por alguns segundos.
Segundo o Ministério da Saúde, 33% da população sofre com o problema – e muitos não estão sequer cientes disso.
Então, fique ligado: acordar no meio da noite com falta de ar, ronco, engasgamento e dor de garganta causada por secura são indicações de apneia. Nesse caso, é preciso procurar um médico, que poderá solicitar o famoso exame de sono – ou exame de polissonografia.
Tipos de apneia do sono
A apneia obstrutiva é a mais comum. É quando os músculos da garganta relaxam durante o sono, fechando as vias respiratórias – e impedindo a respiração. O resultado é acordar por um breve momento para reabrir as vias. Pior: isso pode ocorrer muitas vezes por hora, piorando de verdade a qualidade do sono e qualidade de vida da pessoa. Essa interrupção da respiração produz um ronco alto, semelhante a um sufocamento.
Já a apneia central ocorre quando o cérebro não envia sinais para os músculos do sistema respiratório. Também acontece a paralização das vias e a sensação de sufocamento com ronco alto.
Por que tenho apneia do sono?
Agora que você já sabe o que é apneia, está na hora de conhecer as causas do problema.
A apneia obstrutiva pode ser causada pela obesidade – a gordura reduz o espaço pelo qual o ar tem que passar. Já a apneia central, mais grave, pode ser resultado de uma insuficiência cardíaca ou de um AVC.
Homens com mais de 60 anos de idade são mais propensos a desenvolverem apneia do sono, assim como pessoas que abusam de álcool, cigarro e quem sofre bastante com congestão nasal.
Como saber se tenho apneia do sono?
É possível diagnosticar apneia do sono realizando o exame de sono – ou exame de polissonografia. Alguns sinais podem indicar que está na hora de procurar um médico especializado no assunto, como: sonolência durante o dia, acordar durante a noite com falta de ar, sentir do de cabeça de manhã, ter dificuldade de se concentrar,
O que é o exame de polissonografia?
O exame de polissonografia ou exame de sono é realizado em um centro de distúrbios do sono, durante a noite. A avaliação noturna é feita através do monitoramento da respiração e demais funções do corpo enquanto você dorme.
O exame de polissonografia é tranquilo e não dói. Ao final, você será diagnosticado com apneia ou não, após avaliação médica dos gráficos gerados durante o exame.
Após o exame de sono, caso diagnosticado com apneia, é hora de escolher o melhor tratamento para o seu caso. A melhora dos sintomas pode ser conseguida com o uso do aparelho CPAP para impedir a obstrução das vias aéreas, através de um aparelho odontológico ou cirurgias diversas.
Também é fundamental fazer mudanças na rotina, como parar de fumar, de beber e, principalmente, perder peso.
Fontes: Ministério da Saúde e Associação Brasileira do Sono.
- Compartilhe
- GooglePlus